É a área da odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias.
OS PRINCIPAIS TIPOS DE APARELHOS DISPONÍVEIS São: Aparelhos fixos, Aparelhos removíveis e os estÉTICOS, TRANSPARENTES COMO Invisilin.
FIXO CONVENCIONAL
FIXO ESTÉTICO
MÓVEL
INVISALING
+ O tratamento ortodôntico é muito dolorido?
A maioria dos pacientes não tem dor ou tem um desconforto leve nos primeiros dias após as consultas. Cada pessoa responde diferente ao estímulo gerado pelo movimento dos dentes durante o tratamento ortodôntico. Mesmo assim é raro ter que tomar algum analgèsico e, com o avanço da tecnologia ortodôntica hoje é possível utilizar braquetes que trazem nos seus encaixes todas as características de angulação dos dentes. Esses braquetes mais modernos nos permitem utilizar fios ortodônticos mais leves proporcionando maior conforto ao paciente e um tratamento com menos dor. O mesmo vale para os alinhadores ortodônticos muito usados nos últimos anos, proporcionando um tratamento muito tranquilo
+ Quanto tempo demora o tratamento ortodôntico?
Após o estudo de sua documentação ortodôntica é que se pode predizer com mais segurança a previsão de duração do tratamento para cada caso. Alguns casos de alinhamento simples pode ser por volta de 12 meses.
Em geral, adolescentes em final de crescimento e adultos levam de 24 a 30 meses. Já as crianças, é bastante variável e depende realmente da alteração diagnosticada, pois existem casos que todo o crescimento e desenvolvimento da criança deverão ser controlados, então este tratamento em vai ter fases de tratamento efetivo e fases de “alta supervisionada”, com consultas a cada 6 meses, por exemplo, acompanhando erupção dos dentes, crescimento de maxila e mandíbula e intervindo nos momentos certos do crescimento.
+ Que tipos de aparelho eu posso utilizar?
O aparelho a ser usado depende de alguns fatores encontrados no paciente após avaliação feita em consulta e estudo da documentação ortodôntica, como idade, tipo do crescimento, alteração presente na pessoa.Os aparelhos móveis que em geral são aparelhos ortopédicos que vão trabalhar com discrepâncias esqueléticas, por exemplo em maxila atrésica, mandíbula pequena, etc. São mais utilizados para crianças em fase de crescimento. Existem aparelhos usados para ajudar a parar com hábitos não desejados como chupar dedos ou interpor a língua entre os dentes anteriores.
Nos adultos, por não apresentarem mais crescimento, geralmente são utilizados os aparelhos fixos ou alinhadores ortodônticos, que vão trabalhar com alterações dentárias. Os aparelhos móveis nesta fase são mais utilizados como acessórios do tratamento ortodôntico fixo.
+ Existe um aparelho que não apareça?
Sim, existe. A técnica lingual, quando os bráquetes são montados por trás dos dentes, um pouco difícil de se adaptar inicialmente pelo desconforto na língua, mas ocorre uma adaptação do paciente posteriormente. Outro aparelho usado é o alinhador ortodôntico que consiste em placas móveis transparentes que são trocadas a cada duas ou três semanas conforme o avanço do tratamento. Ainda existe limitação para seu uso clínico, pois não são todos os casos que poderão ser resolvidos por esta técnica e o sucesso depende da disciplina do paciente, pois tem que ser usadas por um período de 20 a 22 horas por dia.
Hoje em dia os braquetes estéticos são muito bem aceitos pelos pacientes que necessitam de uma certa discrição; quase não aparecem e além de bonitos proporcionam um tratamento confortável e efetivo.
+ Devo esperar todos os dentes de leite caírem pra começar o tratamento ortodôntico do meu filho?
O tratamento com aparelhos pode sim começar antes dos dentes “ de leite caírem”. Com avaliação clínica e com um estudo ortodôntico pode- se saber a melhor época para iniciar o tratamento e muitas vezes devemos intervir na fase em que só estão presentes os dentes decíduos ou antes dos dentes permanentes estarem todos erupcionados, ou, na dentição mista, quando temos dentes permanentes e dentes decíduos juntos. O tipo de aparelho vai depender deste estudo, avaliando a fase de crescimento da criança, fase de desenvolvimento dos dentes e tipo de problema que encontramos. Assim se, por exemplo a maxila da criança é pequena, o estìmulo para seu desenvolvimento não deve ultrapassar de uma certa idade para ser mais efetivo. E esta idade pode ser diferente para meninos e meninas. Ainda em alguns casos usamos aparelho móvel e fixo juntos.
ANA
TRATAMENTO: CLAREAMENTO
DURAÇÃO: 15 DIAS
LUCAS
TRATAMENTO: ORTODONTIA, CIRURGIA ORTOGNÁTICA
DURAÇÃO: 2 ANOS
IOLANDA
TRATAMENTO: ORTODONTIA, TRATAMENTO
DURAÇÃO: 12 MESES
LUCIANA
TRATAMENTO: ORTODONDIA, LENTES DE CONTATO E CIRURGIA DE GENGIVA
DURAÇÃO: 1 ANO