No Período de gestação
Quando começam a nascer os primeiros dentes
QUANDO COMEÇAM A CAIR OS DENTES OU APRESENTAREM CÁRIES OU DORES.
ANA
TRATAMENTO: CLAREAMENTO
DURAÇÃO: 15 DIAS
LUCAS
TRATAMENTO: ORTODONTIA, CIRURGIA ORTOGNÁTICA
DURAÇÃO: 2 ANOS
IOLANDA
TRATAMENTO: ORTODONTIA, TRATAMENTO
DURAÇÃO: 12 MESES
LUCIANA
TRATAMENTO: ORTODONDIA, LENTES DE CONTATO E CIRURGIA DE GENGIVA
DURAÇÃO: 1 ANO
+ Quando aplicar flúor nos dentes das crianças?
Até os 3 anos a criança pode engolir a pasta dentária, como a água de São Paulo já é fluoretada, existe o risco de uma dosagem maior de flúor causar manchas brancas nos dentes permanentes da criança, a chamada fluorose.
Assim, em crianças até 3 anos recomenda-se o uso de pastas sem flúor, existem em drogarias esses produtos à venda. A visita ao dentista para controle da saúde bucal, orientação de higiene e dieta, profilaxia e aplicação tópica de flúor no consultório são procedimentos que garantirão a saúde bucal da criança.
+ Como reconhecer a cárie?
O primeiro sinal da cárie é uma mancha branca (desmineralização), depois uma cavidade e começa escurecer e pode vir a doer.
+ Se houver cáries nas crianças, quais os tratamentos disponíveis?
Para evitar traumas durante o tratamento de cáries em crianças, o “motorzinho” quase não é utilizado. Geralmente utilizam-se métodos de remoção químico-mecânico, ultrassom e jato abrasivo.
Como a estética também é importante para crianças, os materiais indicados são resinas, compômeros, cimentos ionoméricos que liberam flúor e são da mesma cor dos dentes.
+ Por que é necessário tratar os dentes de leite?
Além da manutenção da saúde bucal da criança, garantindo a ausência de cáries, problemas da gengiva (como a gengivite) e o desenvolvimento da oclusão (mordida), é importante que a criança consiga desenvolver a mastigação, deglutição e a fala corretamente.
Desta forma, é importante haver o monitoramento por um cirurgião dentista para que não ocorram problemas futuros, como a falta de espaço para a erupção dos dentes permanentes, mordida cruzada, mordida aberta e outras disfunções que podem, eventualmente prejudicar o sistema respiratório do paciente.