OS PRINCIPAIS TIPOS DE CIRURGIAS SÃO: ORAL MENOR, AVULSÃO DE DENTES DO SISO, CISTOS, ENXERTOS E CIRURGIA ORTOGNÁTICA.
ORAL OU MENOR
AVULSÃO DENTES
CISTOS
ENXERTOS
CIRURGIA ORTOGNÁTICA
+ Cirurgia ortognática é uma cirurgia estética?
A cirurgia ortognática é recomendada para pacientes que possuem desarmonia facial, todavia, não se trata de uma cirurgia puramente estética.
O objetivo desta é alinhar os maxilares em sua melhor relação, para promover estética facial e uma melhora na mordida (oclusão). Geralmente, a desarmonia facial é resultado de um crescimento exagerado ou inadequado de um dos ossos que envolvem a face, como mandíbula, maxilar, queixo (ou mento), nariz ou malar (a maçã do rosto).
A assimetria facial ocorre nestes casos e essa alteração normalmente começa durante a fase de crescimento e se estabiliza na idade adulta, comprometendo a harmonia e a beleza do rosto. Além da questão estética, essa alteração causa outros problemas que afetam a saúde e o bem-estar do paciente. A cirurgia ortognática pode prevenir problemas futuros, como: Retração da gengiva, desgaste na articulação temporomandibular e artrose da articulação temporomandibular.
De uma forma geral, uma série de problemas do esqueleto maxilo-facial podem ser prevenidos através do procedimento. Inclusive, é um dos tratamentos de escolha nos casos de apneia obstrutiva do sono, quando associado à deformidade dento facial, sendo o índice de sucesso extremamente elevado.
+ Como é a cirurgia ortognática?
Em geral, exames laboratoriais preliminares são necessários para averiguar o estado de saúde geral do paciente que será submetido à internação hospitalar e anestesia geral.
Toda a cirurgia foi planejada previamente em modelos de estudo, onde guias cirúrgicas foram confeccionadas para serem instaladas no momento da cirurgia, reproduzindo com segurança os objetivos traçados pelo cirurgião em seu estudo do caso.
Toda a cirurgia é efetuada por dentro da boca, não havendo nenhuma cicatriz externa na face.
+ Sempre há a necessidade de utilização de aparelhos ortodônticos previamente à cirurgia?
Na maioria dos casos, os pacientes apresentam desalinhamento de dentes e/ou inclinações de dentes erradas. Como a cirurgia visa corrigir a discrepância esquelética, a correção dos dentes só é conquistada pela Ortodontia, ou seja, a cirurgia não corrige os desalinhamentos dentários, os quais até interferem no bom resultado final. O ideal é que os dentes estejam bem alinhados para favorecer o encaixe correto no momento da cirurgia.
ANA
TRATAMENTO: CLAREAMENTO
DURAÇÃO: 15 DIAS
LUCAS
TRATAMENTO: ORTODONTIA, CIRURGIA ORTOGNÁTICA
DURAÇÃO: 2 ANOS
IOLANDA
TRATAMENTO: ORTODONTIA, TRATAMENTO
DURAÇÃO: 12 MESES
LUCIANA
TRATAMENTO: ORTODONDIA, LENTES DE CONTATO E CIRURGIA DE GENGIVA
DURAÇÃO: 1 ANO