ENGLOBA OS PROCEDIMENTOS DE REABILITAÇÃO ORAL FUNCIONAL E ESTÉTICA, TAIS COMO PRÓTESE TOTAIS OU PARCIAIS, FIXAS OU REMOVÍVEIS, PRÓTESES SOBRE IMPLANTES E FACETAS LAMINADAS DE PORCELANA PARA CORREÇÕES ESTÉticas.
OS PRINCIPAIS TIPOS DE APARELHOS DISPONÍVEIS São: UNITÁRIAS FIXAS, REMOVÍVEIS, TOTAIS, PRÓTESE FLEXível e prótese sobre implante, confira abaixo:
UNITÁRIAS FIXAS
REMOVÍVEIS
TOTAIS
PRÓTESES FLEXÍVEIS
SOBRE IMPLANTE
MÓVEL
+ O que é uma prótese total/dentadura?
As dentaduras são um tipo de prótese para pacientes que têm uma perda dentária total. É uma solução com menor grau de investimento do que implantes fixos e, com um trabalho bem equilibrado, garante ao paciente estética e conforto.
Além do menor investimento, as dentaduras não precisam de base óssea para instalação, uma vez que são removíveis.
+ O que é prótese tipo Overdenture?
A Overdenture é uma prótese indicada para pacientes que possuem pouca base óssea, mas ainda podem ter implantes instalados na sua boca.
Em geral, são necessários de 2 a 4 implantes, sobre os quais é confeccionada uma barra metálica, que servirá de apoio para uma dentadura dotada de clips internos.
Esses clips fixam a dentadura à barra, propiciando maior segurança para falar e mastigar. Assim, ao contrário da dentadura convencional, a Overdenture, fica firme necessitando ser removida apenas para sua higiene.
É possível a instalação da prótese Overdenture em apenas um dos arcos, por exemplo, o inferior, onde geralmente a dentadura tem muita instabilidade, devido à ação da língua e músculos da mastigação que se inserem na mandíbula, promovendo o “levantamento” da dentadura.
+ O que são próteses fixas tipo “Protocolo Branemark”?
As próteses fixas são próteses parafusadas ou cimentadas sobre implantes, que garantem uma reabilitação dentária total. Essa dentadura é parafusada e não precisa ser removida nunca, nem para a higienização. Para a instalação da prótese total, são necessários 5 implantes na arcada inferior e 6 implantes na superior.
+ Como é a prótese sobre um implante unitário?
Similar à prótese fixa, em geral é necessário uma peça intermediária para unir a coroa ao implante. Esse intermediário, atualmente, pode ser metálico ou de porcelanas especiais.
Os abutments cerâmicos tem a vantagem de refletirem a luz de maneira mais semelhante ao dente natural, do que uma prótese onde haja metal por baixo, contudo seu custo e determinadas situações clínicas de oclusão (encaixe dos dentes) limitam em alguns casos sua indicação.
+ O que é Prótese Parcial Removível? (PPR)?
É um aparelho protético que substitui os dentes perdidos em arcadas em que ainda permanecem alguns dentes naturais, portanto seu uso é indicado para pessoas com perda parcial de dentes. É chamada removível porque o portador deste tipo de prótese pode removê-la no momento que desejar. tirar para higienizar - grampos que se apoiam sobre os seus dentes.
+ O que é uma prótese fixa sob implante?
Assim como a prótese parcial removível, esse tipo de prótese é indicado para pacientes com perda parcial de dentes. Porém aqui são necessários implantes para que a prótese possa se apoiar. A prótese colocada sobre o implante fica fixa e não é necessário removê-la para higienização.
+ Como decido qual tipo de implante ou prótese?
É necessário estudar caso a caso para decidir qual o melhor tipo de prótese para cada paciente. Durante a decisão, é preciso considerar a perda dentária, a estrutura óssea, o desgaste dos dentes, o valor do investimento, entre outros aspectos.
+ Quais as vantagens de uma prótese removível?
1 – É uma prótese econômica financeiramente, pois com um único aparelho você restabelece todos os dentes perdidos.
2 – Também é uma prótese econômica quanto a desgastes dentários, pois só são necessários alguns pequenos desgastes para a melhor inserção da prótese na boca, não havendo perda da estrutura dos dentes onde ela vai se apoiar.
3 – Reversibilidade – Como não promove desgastes dentários radicais, posteriormente, se o paciente desejar fazer implantes, na presença de condições clínicas de suficiência de osso, ela poderá servir de guia para a instalação desses implantes e de reabilitação provisória durante o período de osseointegração.
4 – Facilidade de higienização – O paciente ou mesmo uma pessoa responsável (no caso de pacientes muito idosos, com problemas de saúde, dificuldades motoras) pode higienizá-las fora da boca, mas mantendo também os devidos cuidados de higiene oral.
ANA
TRATAMENTO: CLAREAMENTO
DURAÇÃO: 15 DIAS
LUCAS
TRATAMENTO: ORTODONTIA, CIRURGIA ORTOGNÁTICA
DURAÇÃO: 2 ANOS
IOLANDA
TRATAMENTO: ORTODONTIA, TRATAMENTO
DURAÇÃO: 12 MESES
LUCIANA
TRATAMENTO: ORTODONDIA, LENTES DE CONTATO E CIRURGIA DE GENGIVA
DURAÇÃO: 1 ANO